Resumo dos capítulos




Capítulo 1:"O caso do cientista aristocrata."

O visconde Forleigh vai a procura de Sherlock Holmes a pedido de ajuda, pois seu pai Lord Forleigh está morto. Seu pai era um homem muito inteligente, dava importância a validade de diferentes pontos de vista, e visão de mundo. O visconde apresentou aos companheiros um grande pendulo que simboliza a Tempo. O planetário podia ser movido com alta velocidade, cada braço sustentava um planeta no qual podia ser articulado para qualquer lado. Essa era a máquina dos epiciclos, e pertencia ao Lord Forleigh. Comentaram d astrônomo Copérnico no qual defendia em que a Terra girava em torno do Sol. Sherlock, Holmes e o visconde levantam hipóteses da máquina e de seu dono Lord Forleigh. E Sherlock Holmes declara: de agora em diante, abrirei minha cabeça para questões cientificas.



Capítulo 2: "O caso da energia desaparecida"

Sherlock Holmes e Watson conversavam, faziam deduções, e conversavam com Murrison, a única coisa em que sabiam a seu respeito era seu nome, Murrison. Este era um engenheiro marítimo, e revelou o Misterioso Triângulo de Bermudas, tão temido pelos homens do mar. Falavam de um sino de mergulho, no qual haviam dois homens, e estes morreram. Citam sobre um monstro marinho legendário, porém este não tinha nada com a morte dos homens. Morreram por insolação, cercado por água do mar à temperatura de quase zero graus. Assim, o conceito de flogisto foi substituído pelo conceito de conservação de energia, cinética, potencial, térmica. Agora, os três cavalheiros faziam suposições de acidentes pela energia. Sherlock cita de James Joule que om experimentos descobriu que energia é convertida em calor.
Ofereceram para Holmes uma máquina que transformava chumbo em ouro, porém, segunda a lei mais básica da química, uma substancia elementar não pode ser substituía por outra. Voltando ao James Joule, depois de sua morte, a comunidade científica batizou o nome da unidade métrica de energia com seu sobrenome. A taxa de consumo de energia foi denominada em homenagem a James Watts, famoso por sua máquina a vapor. E os assuntos físicos se aprofundam.


Capítulo 3: "O caso do médico pré - atômico"

Watson chega de mais um dia de trabalho e encontra Holmes, que ainda esta de roupão às cinco e meia da tarde. Watson Começa a contar sobre o caso de uma paciente, uma senhora que sofre de dores estomacais de natureza inveterada, porem não quer fazer uma cirurgia para melhorar, pois outro médico esta lhe receitando remédios, porem não passa de um charlatão. Esse charlatão receitou para a senhora um remédio que possui uma poção muito diluída de chumbo, arsênico, beladona e todo veneno comum que pode se imaginar, a senhora pensa que ira se recuperar porem esse remédio só vai piorar as coisas. Depois de conversarem sobre o tanto de diluição que o remédio poderia fazer, Holmes começou a falar sobre a teoria atômica e fez um experimento colocando em água estilada uma gota de óleo, e procuraram descobrir o volume da camada com a intenção de explicar que a paciente de Watson tomando o remédio do charlatão era a mesma coisa se a mesma estivesse tomando água. Watson tentou avisar sua paciente, porém ela não acreditou. Holmes Fez outra demonstração para Watson, dessa vez se referindo a átomos, e logo depois ele tentou explicar para sua paciente, que depois de algum tempo compreendeu e acreditou em suas palavras. Por fim, Holmes e Watson começam a comentar sobre átomos e concluíram que é algo muito importante para todos e não apenas para filósofos da ciência.


Capítulo 4: "Ocaso do cientista sabotado"


Holmes estava na janela e chamou Watson para olhar para um homem, os dois comentaram sobre os aspectos do homem, sobre suas roupas e sobre de fato o que poderia ter acontecido e chegaram a uma conclusão de que parecia um cientista louco, pois se comportava mais como um foragido de um hospício. Esse mesmo homem chegou a casa do grande detetive pedindo ajuda, e informou que foi vítima de um crime, ele foi sabotado. Em sua fotografia das estrelas estava umas manchas que mais pareciam animais e humanos. Começaram a falar sobre cargas elétricas e carga estática. Watson e o diretor do museu de onde a pesquisa foi sabotada ficaram no lugar ate a noite para pegar algum intruso que voltasse para sabotar mais pesquisas. Porém nenhum apareceu, somente um gato que durante a noite faleceu ao lado de Watson. Por fim, não havia intruso e sim aquilo ocorreu por causa de cargas de energias.


Capítulo 5: "O caso das balas voadoras"

 No 5° capitulo do livro de Colin Bruce surge para Holmes e Watson um mistério, que os deixa muito interessados e com uma gana imensa de resolve-lo, descobrir de quem, de onde, quando veio as balas que matou o jovem pesquisador Martin.



Capítulo 6: "Três casos de ciúmes relativo"

 O 6° capítulo “Três casos de ciúmes relativo” é mais um desafio para Holmes e Watson desvendarem, más agora sobre outro crime, o da morte do príncipe e da sua esposa, que ocorreu a bordo de Trem Real, algo de muitas duvidas.


Capítulo 7: "O caso do homem de negócios mais rápido"

Neste capítulo primeiramente Watson é apresentado ao ambicioso Sr Rolleman, que insiste em querer falar com Holmes para que ele seja seu detetive particular a qualquer custo, mesmo que ele tenha que suborna-lo com suas chantagens. Quando o Sr Rolleman consegue conversar com Sherlock, conta que o seu problema é ter que manter em segredo a invenção das transmissões de sinais mais rápidas que a luz, se alguém descobre esse segredo é o fim de sua corretagem, mas o que ocorre é uma aposta inusitada entre Sherlock Holmes e o Sr Rolleman a fim de provar um para o outro que enviar mensagens em velocidade maior que a da luz é possível, ou não.


Capítulo 8: "O caso do anarquista energético"

Holmes e Watson ainda não recuperados do caso anterior conversam na sala enquanto leem seus jornais, um dos periódicos apresenta como tabloide a "praga de anarquistas" que está acontecendo naquele momento, então eles entram no assunto de que no dia anterior Holmes recebeu uma carta solene da Scotland Yard para que ele possa ajudar no "combate dessa epidemia", nessa crise antes que ela se alastre. Mas acontece que  no contexto das epidemias uma mudança minuscula na infecciosidade pode fazer uma doença passar de rara a pandêmica.


Capítulo 9: "O caso do criado desleal"

 No começo do capítulo fala sobre o desaparecimento misterioso no mar, que é divulgado no jornal; quando o jornaleiro passava para entregar o jornal ele via algumas manchetes para que ele pudesse gritar para chamar atenção da população, Holmes já sabia das técnicas do jornaleiro por isso ele ficava atento para não cair nos métodos dele, mas desde que leu sobre o estranho caso de Mary Celeste  ficou interessado pois ele gostava de mistérios marítimos. Holmes relata sobre seus experimento incluindo o experimento  com os átomos e moléculas, (ele estava em um auditório)
e todos que estavam ali ficou em silencio.


Capítulo 10: "O caso da praia deserta"

O caso em questão está relatando que foi encontrado um corpo da praia de Bournemouth em circunstancias aparentemente inconcebíveis e estava pronto para ser destruído pela mare ponto assinado Gregory, naquele momento ninguém tinha menor ideia aonde se encontrava o Holmes, e se demorasse para investigar as provas poderiam ser destruídas, mas Holmes tinha grandes expectativas com o inspetor Gregory, ele relembrou de uma historia que passou com Holmes que foi a "pequena aventura do mar do Norte" que deu inicio aos estudos do conteúdo de elétrons. No final do capítulo eles tentar fazer um método para que a mare esteja mais baixa para que eles conseguem examinar o crime ocorrido ali.


Capítulo 11: "O estranho caso da gata da sra. Hudson"

No começo do capítulo a filha da  sra. Hudson pediu ajuda a Holmes pois sua mãe estava transtornada, pois que ela tinha uma gata Henrietta e ela esta no cio e todos os gatos machos  de Londres pareciam estar rondando em cima do telhado, arranham a janela e cada vez que isso acontece a sra. Hudson ficava assustada. Para solucionar o caso Holmes teve a ideia de fazer um experimento cientifico  que por meio do ângulo do olho de um gato eles poderiam solucionar esse caso que deixa a sra. Hudson transtornada.


Capítulo 12: "O caso dos mundos perdidos"

No começo do capítulo Holmes e Watson conversam e citaram a mensuração quântica e o colapso quântico. Interromperam a conversa quando um homem chegou desesperadamente em sua casa, se tratava do Doutor Grainer, do Instituto de Aplicação Educacional. Ele foi a procura de Holmes pois um jovem havia sido encontrado morto em seu quarto, o tal jovem estava ligado a fios e supostamente foi eletrocutado, Holmes logo se interessou pelo o caso e foi investigar. O local era uma espécie de sanatório para aqueles que possuíam cérebros abençoados, ao chegar no quarto do rapaz holmes percebeu dois fios em suas têmporas que seguiam ate dois buracos na janela. Holmes descobriu que o rapaz teria feito uma aposta, se o cavalo apostado ganhasse ele seria muito rico, agora se perdesse teria uma morte indolor. Holmes aprofunda mais a fundo a sua investigação, e para descobrir se isso foi o verdadeiro caso da morte de Arthur Pemberton te convido para ler esse livro, "As aventuras cientificas de Sherlock Holmes", de Colin Bruce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário